segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Tipos populares portugueses II - Fernando da Ponte e Sousa - SECLA

Dando continuidade à publicação das figuras de tipos populares portugueses da autoria de Fernando da Ponte e Sousa (1902-1990), produzidas  pela SECLA, durante a década de 50, publicamos agora uma expressiva figura feminina, talvez uma vendedeira ou lavadeira.

Outras figuras da mesma série:
Tipos populares portugueses - Fernando da Ponte e Sousa - SECLA
Tipos populares portugueses III - Fernando da Ponte e Sousa - SECLA
Tipos populares portugueses IV - Fernando da Ponte e Sousa - SECLA

Na versão que agora apresentamos, as roupagens combinam vários padrões gráficos compostos por linhas e pontos de cores contrastantes, sendo que a peça foi também produzida com esmaltes de cores fortes e planas, como pode verificar-se mais abaixo.


Fernando da Ponte e Sousa - figura feminina, c.1955, SECLA. © CMP



Fernando da Ponte e Sousa - figura feminina, c.1955, SECLA. © CMP



Fernando da Ponte e Sousa - figura feminina, c.1955, SECLA. © CMP



Fernando da Ponte e Sousa - figura feminina, c.1955, SECLA. © CMP



Fernando da Ponte e Sousa - figura feminina, c.1955, SECLA. © CMP



Fernando da Ponte e Sousa - figura feminina, c.1955, SECLA. © CMP


Como havíamos referido anteriormente, estas figuras são particularmente próximas do universo da banda desenhada, tanto nacional como internacional. Sendo a figura feminina hoje publicada um caso de notáveis semelhanças com a personagem Mrs. Katzenjammer, da lendária série The Katzenjammer Kids.


Ilustração da capa de The Katzenjammer Kids Magic Drawing and Coloring Book, publicado pela Sam Gabriel Sons & Company, 1931. eBay

The Katzenjammer Kids é uma banda desenhada americana, criada pelo alemão Rudolph Dirks (1877-1968) e desenhada por Harold H. Knerr (1882-1949), entre 1912 e 1949. Foi pela primeira vez publicada em Dezembro de 1897, no American Humorist, o suplemento de Domingo do New York Journal, propriedade do magnata William Randolph Hearst.
Em ruptura com Hearst, R. Dirks abandonou a empresa iniciando uma nova série, primeiro intitulada Hans und Fritz e mais tarde The Captain and the Kids. Esta série era protagonizada pelos mesmos personagens de The Katzenjammer Kids, que por sua vez tiveram continuidade, numa primeira fase, pelas mãos de H. H. Knerr. As duas versões competiram entre si até 1979, ano do términos de The Captain and the Kids, ao fim de seis décadas de publicação.  
The Katzenjammer Kids continua actualmente a ser distribuída pela King Features, sendo considerada a mais antiga banda desenhada do mundo, no activo.
Em Portugal os Katzenjammer Kids ficaram conhecidos, entre outros nomes, por Os Sobrinhos do Capitão, tal como na tradução brasileira.

Ilustração da capa de The Katzenjammer Kids, publicado pelo New York American and Journal, 1902. CBCA


Ilustração da capa de The Katzenjammer Kids, publicado pelo New York American and Journal, 1903. CBCA


Rudolph Dirk - The Katzenjammer Kids, Vacation Begins! Dod Gast it!, prancha nº2, 1905. CBCA



Os Katzenjammer Kids foram também transpostos para cinema de animação, podendo ver-se abaixo um excerto do episódio "Policy and Pie", de 1918, preservado pela Library of Congress.





Em Portugal, o pioneiro da banda desenhada, Rocha Vieira (?-?), torna-se o percursor da prancha dominical à americana, com As Proezas do Necas & Tonecas, publicadas no jornal O Século, de Domingo, a partir de Janeiro de 1922, durante um período de cerca de três anos.
Esta série é obviamente baseada nos Katzenjammer Kids, adaptando os personagens e acontecimentos à realidade portuguesa. Assim Mrs. Katzenjammer é substituída por D. Felisberta, Captain pelo merceeiro Timóteo, e os traquinas Hans e Fritz dão lugar a Necas e Tonecas.


Rocha Vieira - Anúncio de lançamento d'As proezas do Necas & Tonecas, O Século, 12-1-1922. BNP


Rocha Vieira - As proezas do Necas & Tonecas, O Ladino em Bolandas, O Século, 22-1-1922. BNP

Talvez Ponte e Sousa, certamente apreciador de cartoon e banda desenhada, se tenha inspirado nas suas memórias de infância, passassem elas pela Mrs. Katzenjammer ou pela D. Felisberta. O que é certo é que estas cómicas e rechonchudas figuras maternais, continuaram a pontuar a produção de banda desenhada em Portugal por muito anos, ora no papel da mãe que protege e castiga, ora no papel da saloia, por oposição à sofisticação citadina.
As duas páginas que se seguem são demonstrativas dos exemplos atrás enunciados, ambas capas d'O Pajem, suplemento infantil do Cavaleiro Andante, com início em Julho de 1952.
A primeira, desse mesmo ano, mostra uma aventura de Quim e Manecas, da autoria de Stuart Carvalhais (1887-1961), onde nos aparece, na vinheta final, o incontornável par de saloios, como vítimas das tropelias dos rapazes; a segunda, de 1954, mostra uma aventura de Zé Quitola, da autoria de Fernando Bento (1910-1996), onde podemos ver a figura da mãe do protagonista, que tão bem encaixa no referido estereotipo.



Stuart Carvalhais - Aventuras de Quim e Manecas, O Pajem nº62, 1952. © CMP


Fernando Bento - Zé Quitola com o seu Burro Faísca, O Pajem nº120, 1954. © CMP


Tanto um caso como outro, saloia e/ou mãe, se assemelham à figura criada por Ponte e Sousa, sendo também suas contemporâneas. O carrapito no alto da cabeça, os seios fartos e pesados, a saia comprida coberta pelo avental, a acrescer à expressividade satírica garantida pela habilidade do modelador, compondo uma pose empertigada, de mãos na cintura e barriga empinada, num verdadeiro cartoon em três dimensões.



Fernando da Ponte e Sousa - figura feminina, detalhe, SECLA. © CMP



Fernando da Ponte e Sousa - figura feminina, detalhe, SECLA. © CMP



Fernando da Ponte e Sousa - figura feminina, detalhe, SECLA. © CMP



Fernando da Ponte e Sousa - figura feminina, marca, SECLA. © CMP


Abaixo vemos duas variações com roupagens em cores planas e onde a textura do cabelo, esmaltada a uma tonalidade mais clara, melhor se faz notar.
Estes exemplares, provavelmente anteriores, exibem, para além da marca pintada à mão, o punção "SECLA" e "FPS", a sigla do autor. 
Verificamos que apenas algumas das figuras apresentam esta sigla no tardoz, inferindo que serão de datação mais próxima da origem, sendo as restantes posteriores, no entanto, esta afirmação carece de confirmação. 
CPM* agradece todos os novos dados que possam surgir, tanto sobre as figuras como sobre as suas marcações.


Fernando da Ponte e Sousa - figura feminina, c.1955, SECLA. © CMP



Fernando da Ponte e Sousa - figura feminina, c.1955, SECLA. © CMP



Fernando da Ponte e Sousa - figura feminina, marca, SECLA. © CMP



Fernando da Ponte e Sousa - figura feminina, c.1955, SECLA. © CMP






Sem comentários:

Enviar um comentário